Sistema de Medição Peso Potência - SMP²

Site oficial - ABVO / AFB
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Mabuya vence Semana de Vela de Angra dos Reis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Mauricio Bittencourt
Admin
avatar

Número de Mensagens : 102
Localização : COTA MIL / Brasília - DF
Barco : Twist
Data de inscrição : 17/08/2007

MensagemAssunto: Mabuya vence Semana de Vela de Angra dos Reis   Seg Jun 09, 2008 11:55 am


Mabuya vence a SVAR 2008.
Segue relato do comandante Dado do veleiro Mabuya:
A SVAR 2008 foi com dias de sol maravilhosos. Mas como nada é tão perfeito por lá, faltou um pouco de vento no início. Testou a marinharia e a tal da paciência ao limite de todos. Mas como a tripulação tava treinada com os "ventos fracos do Lago Paranoá", não demos mole. Só teve um ventinho melhor no último dia.



MABUYA (Skipper 21) correu contra o PIN (Angra 21) na SMP2, pois os outros inscritos ou migraram para a ORC ou não apareceram infelizmente.


Foi um duelo até o final tendo resultados tão próximos que alguns meros segundos daria a vitória para o adversário. É salutar informar que ao se ter um adversário definido, nada melhor do que focar nas estratégias para superá-lo. Foi assim o tempo todos em todas as regatas.

O 1o dia foi uma longa com largada as 13h em frente ao clube ICAR com 26 barcos em todas as classes. Pouco vento e muitas idéias de por onde seria o melhor caminho. Teve vento de tudo quanto é lado, parecia um lugar que conhecemos recentemente...hehehe. Metade da regata, o sol já indo embora e....parados no meio do canal da Ilha da Gipóia. Marolas...marolas e as vezes Tsunamis das 50 pés que nem aí pra nós. Angra é isso aí. Parece que esqueceram algumas formalidades do meio náutico. Tudo bem, o NE entrou fraco mas manteve-se firme até o final...só para que aguentou e não desistiu seja pela paciência, cálculo de resultado, frio (pois é, incluo alguns dos meus tripulantes que acharam que Angra em Maio é quente a noite no mar !?).
Legal, velejada sob as estrelas, Lua cheia brilhando no mar para melhorar a visibilidade, eu de fora(casaco, gorro, calça e bem aquecido) e os outros 2 manés lá dentro na cabine. Ponto pros Skipper's(eu e o barco) de já termos feito várias regatas sozinhos.
A CR(sempre preocupada com a segurança) ficava mostrando o local da chegada com um potente farol piscando algumas vezes e sendo correspondida com a nossa lanterna e com o rádio ao mesmo tempo. É incrível como as distâncias a noite parecem ser bem menores. Tínhamos acabado de montar a Laje do Sítio perto de Paquetá e achávamos que a CR havia encurtado o caminho. Mas ledo engano, cada vez que chegava próximo da luz piscando ela se distanciava mais. Cheguei a perguntar à CR se ela tava dando marcha à ré só de brincadeira. Nada, era lá no ICAR que tínhamos que chegar. Resultado: MABUYA cruzou as 20:26min e o PIN as 20:49min. Valeu a recompensa !

O 2o dia foi de Barla-Sota. Duas reagatas que proporcionaram um colorido a mais naquele mar esverdeado e céu azul claro combinando com o degradê do horizonte e das mata ainda Atlânticas que temos por ali. Na 1a com algum ventinho, MABUYA chegou atrás do PIN 1min o que nos deu a vitória por apenas 10s no corrigido. Na 2a optamos por fazer uma saída livre e marcação cerrada no PIN, pois sabíamos que o adversário, por ser cerca de 40% mais leve, estaria em vantagem ao final quando o vento diminuisse. Foi o que deu. PIN chegou e nós a apenas 10s atrás. 3x0 !!! Só faltava a do dia seguinte.


Último dia, Sábado lindo como sempre. Regata média. Show de largada na risca da bóia e com somente o VIZCAYA no Barlavento, mas com folga suficiente para aproveitarmos o canal de vento por uns minutos até a cambada forçada pela Ilha Pimenta que se aproximava rapidamente. Cambamos e...para nossa surpresa...em 2o geral ! Show ! Passamos nafrente de vários 40.7, Malbec 36, Brekelés, Skippers 30, Deltas 32 etc...Seguramos essa até o meio da regata, onde o vento prevaleceu por baixo. Logo depois aumentou e entrou por cima com uma rondada de 40 graus. (já vimos isso antes...!). Fomos pra briga e apesar de ficarmos no 2o pelotão, o vento ajudou no final com uma empopada empolgante. Ganhamos essa de longe. O PIN tentou uma estratégia de passar por trás de algumas Ilhas, mas não deu certo. 4x0 ! Ganhamos !!! Festa a bordo e á noite na entrega de prêmios com jantar na varanda super agradável do ICAR. Essa regata teve o acompahamento de perto do nosso tripulante "ABVOiense" a bordo do seu Delta 32 Tarumã-II, pois seu médico não o deixou correr conosco por problemas no joelho que pioraram após corrermos o Vice-Campeonato Brasileiro SMP2 em Brasília.

Parabéns aos participantes.

fotos: Fabio Nascimento.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.geocities.com/formulabsb/
 
Mabuya vence Semana de Vela de Angra dos Reis
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Pouso na 28 de Angra dos Reis
» cenario de angra dos reis SDAG
» Angra dos Reis (SBAG) - Galeão (SBGL)
» Embraer PHENOM 100 SDAG Angra dos Reis.
» Uma ótima semana para todos.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Sistema de Medição Peso Potência - SMP² :: Administração do Forum :: Novidades-
Ir para: